Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é Scrapbook?

Como muita gente ainda não conhece bem a arte do Scrapbook, resolvi tentar explicar!

Scrapbook é a arte, a técnica de criar álbuns, com a intenção de "eternizar" momentos, registrar memórias, com o uso de fotografias, de papéis decorados, com adesivos, botões, carimbos e mais uma infinidade de enfeites e sempre deixando a imaginação e a criatividade soltas.

Mas uma coisa é super importante esclarecer:

O material usado na confecção do Scrapbook não pode ser de qualquer tipo. Existem diversos materiais apropriados para a técnica que são livres de ácido (acid free) e ph neutro, como por exemplo, papéis, colas, adesivos... tornando assim uma arte um pouco cara, pois muitos dos materiais são importados. Pra ser ter uma ideia, em Recife só existem de 5 a 6 lojas que vendem esse tipo de material.

Vou colocar um trecho de uma reportagem (O tal do PH) que foi da revista Scrapbooking - Coleção Arte & Criação Especial:

       "Pegue sua certidão de nascimento: a menos que você tenha feito uma segunda via recentemente, ela com certeza está amarelada, com pontos que parecem ferrugem, talvez rasgada e com aspecto quebradiço. Agora imagine tudo isto acontecendo com as fotos do seu casamento; a primeira fotografia que você tirou dos seus filhos(...) Dá arrepios só de imaginar, certo?
        Esta deteriorização de papel é basicamente causada pela acidez presente em muitos materiais, um fator de risco para fotografias, obras de arte e documentos. Ela existe na maioria dos papéis industrializados, em colas de uso diário, canetas, adesivos e tintas (incluindo as de carimbo) e muitos outros materiais.
        Por essa razão, o uso de materiais "livres de ácido" e "pH neutro" na prática do scrapbooking, ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de simples capricho ou estratégia mercadológica. (...) O intuito do scrapbooking, mais do que simples decoração de páginas de álbum, é a preservação da sua história."

Nenhum comentário:

Postar um comentário